Ricardo Daniel

Ricardo Daniel, letrista e baterista dos Cambraia, desde muito cedo teve contacto directo com a música, aos 5 anos começou por estudar piano, passando pela guitarra e finalmente pela bateria, instrumento ao qual se dedica inteiramente até aos dias de hoje. Estudou na escola de Jazz do Hot-club de Portugal e posteriormente obteve formação pela Rockschool e Royal School of Music de Londres.

Em 1998 fundou os Spelling Nadja, onde foi compositor e letrista, tendo gravado dois discos de originais. Este projecto contou com a colaboração do Maestro António Vitorino de Almeida.

Mais tarde, gravou com artistas como Susana Félix, Adelaide Ferreira, Paula Teixeira, Nelson Ritchie, Little Giant, alguns dos quais acompanhou em palco.

Em 2006, gravou o videoclip “All over again” com Ronan Keating e Rita Guerra.

Paralelamente a estes projectos, no mundo da música, escreve temas para televisão e tem um percurso com mais de 20 anos de bares com bandas de renome.

No Teatro, esteve em cena com o musical infantil “O menino e o Imperador” de Heitor Lourenço do qual é compositor e letrista, musicou a peça “Roleta” e a peça infantil baseada no seu próprio livro intitulado "O menino que falava com as coisas”.

Como escritor publicou os livros “O Mundo da Música” (livro de ensino da música), "Obrigado, volte sempre" (livro de crónicas) e "O menino que falava com as coisas” (livro infantil).

Na sua actividade lectiva, é actualmente coordenador pedagógico da Academia de música da Associação RevolutionArt.