Luís Pinto

Luís Pinto, baixista e percussionista dos Cambraia, é também guitarrista e canta. É Licenciado em Jazz e Música Moderna pela Universidade Lusíada de Lisboa e fez um percurso de mais de 15 anos pela música étnica/tradicional e world-music.

Em 2002 desperta musicalmente para o Jazz, elegendo o baixo eléctrico como instrumento principal. Teve as suas primeiras aulas com o baixista Yuri Daniel. Frequentou aulas de Combo no Hot Club de Portugal, e completou o Curso Geral de Jazz na escola JB JAZZ, em Lisboa.

Foi músico das orquestras residentes de vários musicais de nomes como Filipe La Féria (“Gaiola das Loucas” e “Fado – História de Um Povo”) e Matilde Trocado (“O Quadro”). Foi músico da banda “Xaile” – projecto revelação da música portuguesa de 2007 a 2009.

Nos últimos 10 anos fez parte de vários projectos como “Xaile”, Confraria, Madjezz e Marta Plantier. Continua o seu trabalho como músico freelancer, trabalhando em concertos de vários projectos com nomes como Luís Represas, Vitorino, João Gil, Rão Kyao , Mico da Câmara Pereira , Ana Laíns, Kátia Guerreiro Teresa Lopes Alves ,e Maria Ana Bobone.

Actualmente é músico dos cantores Rogério Charraz e Manuel Rebelo, músico de Cambraia, Glamour Trio, e músico e director musical do projecto Vozes de Lata. É professor de guitarra e baixo eléctrico no Musicentro Estoril – Colégio Salesiano do Estoril.